Por que o seu remédio para gripe lhe traz sonhos excêntricos

Nuvem, Conforto, Pessoas na natureza, Joelho, Cúmulo, Fenômeno meteorológico, Sessão fotográfica, Bota, Pé, Fotografia de stock, Shutterstock

Ontem à noite, você lutou contra um ornitorrinco, molhou as calças e pegou seu ex te traindo.

Parece que você tem o gripe . Correção: parece que você está tomando algo para a gripe. Muitos remédios de venda livre para resfriado e gripe, como o Nyquil, contêm anti-histamínicos que, além de parar de resfriar, podem ocasionalmente causar sonhos malucos, explica Alexandra Owl , M.D., um instrutor clínico de medicina no Weill Cornell Medical College na cidade de Nova York. “Embora o mecanismo não seja totalmente compreendido, a teoria é que eles alteram o sono de movimento rápido dos olhos (REM). A maioria dos sonhos acontece durante esta fase do sono, então qualquer mudança no REM pode levar a sonhos mais intensos e vívidos - até pesadelos. ”



RELACIONADO: A diferença fascinante entre pesadelos masculinos e femininos

Mas os remédios para resfriado e gripe não são os únicos que podem fazer você acordar suando frio, diz Sowa. Um anti-histamínico comum que altera os sonhos, a difenidramina, não é usado apenas em remédios para gripe e resfriado, mas também em medicamentos que tratam alergias, enjôo, insônia e doença de Parkinson.



Enquanto isso, outros medicamentos que não contêm nenhum anti-histamínico podem ter efeitos semelhantes - ou potencialmente ainda mais fortes. “Existem inúmeras drogas que estão associadas a pesadelos intensos”, diz Sowa. “Eu geralmente vejo sonhos estranhos como um efeito colateral de antidepressivos e medicamentos para parar de fumar, mas pesadelos estão relacionados a tudo, desde medicamentos para dor a agentes para pressão arterial”.

Freqüentemente, como é o caso com o soníferos Ambien e melatonina, porque eles podem afetar temporariamente (mas drasticamente) os receptores em seu cérebro e alterar os níveis de neurotransmissores, como a dopamina, diz Stuart J. Finkelstein , M.D., um especialista em medicina anti-dependência na Califórnia. “Nem todo mundo obtém essas respostas, pois muitas vezes depende da dosagem e de outros medicamentos que estão tomando”, diz ele. Se você não os obtiver, considere-se com sorte.



RELACIONADO: 7 especialistas em sono compartilham o que fazem quando não conseguem dormir

E se você os receber - e eles realmente o estão incomodando - você definitivamente deve falar com seu médico. 'Continuando medicamentos com efeitos colaterais desagradáveis é uma questão de risco versus benefício ”, diz Sowa. “Se o medicamento está ajudando seus sintomas de resfriado, mas causando pesadelos e distúrbios do sono, você deve se perguntar se vale a pena. Se não for, seu médico irá ajudá-lo a encontrar um tratamento alternativo. ”